domingo, 12 de agosto de 2012

"Buenas"


Guerra dos Farrapos

                  A Guerra dos Farrapos foi a mais longa guerra civil da história brasileira, durando de 1835 até 1845, foram dez anos de batalhas entre Imperialistas e Republicanos, os primeiros defendiam a manutenção do império e os segundos lutavam pela proclamação da república brasileira.

Curiosidades
  • A expressão "tchê", uma das mais típicas do linguajar gaúcho, é de origem guarani. Tendo o sentido de "meu".
  • A Erva Mate, também uma herança indígena, chegou a ser condenada pelos padres Jesuítas, pois "o demônio, por meio de algum feiticeiro, inventou-a", diziam eles. A cuia era muito parecida com a usada hoje, mas o mesmo não se pode dizer da bomba que era feita de bambus.
  • A palavra "gaúcho" inicialmente designava os ladrões de gado e os malfeitores - "os homens sem lei e sem rei". Eram os "guacho", que significa "órfão" e refere-se aos filhos de índia com o branco espanhol ou português. Somente em meados do século XIX o termo deixou de ser depreciativo.
  • A população do Rio Grande do Sul em 1814 era de 70.656 pessoas, sendo que destes, 20.611 eram escravos. A população de Porto Alegre era de 6.111 habitantes. A maior população do Estado estava na cidade de Rio Pardo com 10.445 pessoas.
  • Entre 1824 e 1830, chegam 5.350 imigrantes alemães que se espalham pela região de São Leopoldo.
  • Entre 1831 e 1840, período entre a abdicação de Dom Pedro I e a maioridade de Dom Pedro II, o Brasil é governado por regentes, dentre os quais se destaca o Padre Feijó. Foi neste período que eclodiram diversas rebeliões, inclusive a Revolução Farroupilha. 
  • Para descontrair:

13 comentários:

  1. ser gaúcho...
    ser gaúcho pra mim é ótimo.
    Eu quero ficar sempre aqui no Rio Grande do Sul, não quero ir para São Paulo ou Rio de Janeiro.
    Adoro quando chega os Domingos para eu e minha família comermos nosso churrasco.
    Ser gaúcho é sentir o amargo do chimarrão em minha boca e logo após sentir o doce da rapadura.
    Ser gaúcho, é uma maravilha, por isso quero ficar sempre. Aqui e o mais importante e conservar o que somos e o que vamos ser no futuro. Eu nunca quero sair do Rio Grande do Sul, esse é o meu lugar, e é aqui que quero ficar
    De: Gustavo Santos, pela Turma 63

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, parabéns pelo texto. Como estamos relembrando a Guerra dos Farrapos quero deixar aqui mais informações: Muitos dos livros de história insistem na versão de que o nome "farrapos" ou "farroupilhas", dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam - gastas e esfarrapadas. No entanto a denominação é, mesmo, anterior à Guerra Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de idéias exaltadas.

      Excluir
  2. Ser gaúcho...
    Ser gaúcho é chamar mulher de prenda;
    É falar, bah, tchê e tri;
    É chamar geleia de chimia;
    Chamar doce de leite de mu-mu;
    Chamar semáforo de sinaleira;
    É estar 0 grau e dizer que está morrendo de calor.
    É estar pilchado faça chuva ou faça sol.
    Ser gaúcho é amar ao nosso Rio Grande.

    De: Júlia Oliveira, pela Turma 62.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, obrigada pela postagem do teu texto, vocês fazem a "diferença" neste blog. Para complementar nossos estudos quero deixar aqui mais umas informações sobre a Guerra dos Farrapos:- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.


      Excluir
  3. Obs.: Quem tiver esta música, leva na nossa próxima aula.

    QUERÊNCIA AMADA / SABER QUEM SOU
    Osvaldir e Carlos Magrão

    Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul,
    E grita junto comigo, viva o Rio Grande do Sul!
    O lenço me identifica qual a minha procedência
    Da província de São Pedro, padroeiro da querência.

    Ó meu Rio Grande de encantos mil, disposto a tudo pelo Brasil,
    Querência amada dos parreirais, da uva vem o vinho,
    Do povo vem o carinho, bondade nunca é demais.

    Berço de Flores da Cunha e de Borges de Medeiros,
    Terra de Getúlio Vargas, presidente brasileiro.
    Eu sou da mesma vertente, que Deus saúde me mande,
    E que eu possa ver muitos anos, o céu azul do Rio Grande.

    Te quero tanto, torrão gaúcho, morrer por ti me dou o luxo,
    Querência amada, planícies e serras,
    Os braços que me puxam, da linda mulher gaúcha,
    Beleza da minha terra.

    Meu coração é pequeno, porque Deus me fez assim,
    O Rio Grande é bem maior, mas cabe dentro de mim.
    Sou da geração mais nova poeta bem macho e guapo,
    Nas minhas veias escorre o sangue herói de farrapo.

    Deus é gaúcho, de espora e mango, foi maragato ou foi chimango,
    Querência amada, meu céu de anil; este Rio Grande gigante
    Mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil.

    http://www.cifraclub.com.br/osvaldir-e-carlos-magrao/querencia-amada/

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, João Gabriel, Paulo, Douglas, Vinicius, Daiane Turma:71
    Ser Gaúcho
    Ser gaúcho é muito mais que vestir uma roupa de gaúcho, é sentir amor pelo lugar onde vive é respeitar as tradições existentes na terra que mora e ter orgulho de dizer: Eu sou gaúcho
    Na nossa opinião, ser gaúcho batalhador, não desistir do que queremos e honrar a nossa pátria ao sermos chamados de gaúcho, pois aqui onde moramos foi travada uma guerra pelas nossas terras, e pelas nossas vidas,por isso,nós merecemos ser chamados de gaúcho,depois de passarmos tudo isso.
    Bom gente,ser gaúcho é representar nosso estado em todos os lugares com um cavalo que é tipico,uma bandeira,e tomando um chimarrão bem quente,e mostrando como é o nosso Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  5. As postagens de vocês enriquecem nossas aulas e eu não posso deixar de registrar mais informações sobre a guerra que estamos estudando: Em setembro de 1835, os revolucionários farroupilhas, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região. Em 1836, os farroupilhas obtem várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.

    ResponderExcluir
  6. Ser Gaúcho...
    Ser gaúcho é uma honra, um orgulho. É usar o manto, ou o vestido de prenda com orgulho. é ir á praia a tardinha para tomar um chimarrão, ou ir ver o por-do-sol no Guaíba.
    Ser gaúcho é andar a cavalo de bombacha, é honrar as tradições.
    Nossa culinária é um das melhores, já que o churrasco e o chimarrão, são nossos, e todo o país sabe disso.
    Ser gaúcho é puro orgulho, é guerreiro, é mostrar que o nosso povo vence as lutas! Ser gaúcho é o lado bom da vida.

    De: Laíse Dimer, pela turma 61.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laíse, sabia que o sucesso militar da Guerra dos Farrapos teve grande êxito graças à participação do italiano Giuseppe Garibaldi? Ele foi responsável pela condução terrestre de duas embarcações que saíram da região da Lagoa dos Patos com direção à Tramandaí.

      Excluir
  7. Ser gaúcho...
    Pra ti,o que é ser gaúcho? Acredito que goste de ser daqui, da terra onde o chimarrão permanece desde cedo, de ser da terra dos guerreiros.
    Tenho muito orgulho de ser daqui, ser gaúcho, é falar tu em vez de você, é assistir Gre-Nal e vibrar a cada chance de gol, nós gaúchos, pelo menos uma vez na vida, já falamos aquela famosa frase:Mas barbaridade tchê!
    Enfim, ser gaúcho, ser guerreiro, ah mas como
    é bom ser daqui!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela postagem Gabriela, estou deixando para todos os alunos, alguns comentários que venham enriquecer nossos estudos sobre a Guerra dos Farrapos e pra ti escolhi deixar os nomes dos principais personagens históricos: Bento Gonçalves(um dos líderes da guerra, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil). Antônio de Souza Neto (foi um político e militar brasileiro, um dos mais importantes nomes do Rio Grande do Sul).Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibadi foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.Giuseppe Garibaldi(foi um guerrilheiro italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. David Canabarro( foi um militar brasileiro).

    ResponderExcluir
  9. Renato, Vitoria, Guilherme, Andressa, Luis Gustavo, e Gislaine Turma: 71
    Ser Gaúcho...

    Ser gaúcho é ter orgulho de morar no Rio Grande do Sul, é viver nossa cultura, ouvir nossas musicas, tomar chimarrão, nunca se cansar de torce para os melhores times. (Gremio ou Inter)
    Ser gaúcho é amar nossas terra, viver plantando e colhendo o melhor para nossas vidas. Não desistir nunca dos nossos objetivos e por mais que de errado tem que saber que viveu aquele momento de cabeça erguida sempre.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que vocês também postaram o texto, deven ter percebido que respondi a todos fazendo um comentário sobre a Guerra dos Farrapos e pra vocês guardei as informações das armas dos Farrapos eles eram imbatíveis nos combates a cavalo e usavam pistolas e espadas, sua cavalaria utilizava principalmente a lança e na artilharia empregavam canhões tomados dos inimigos (ou fornecidos por uruguaios).

    ResponderExcluir