quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Formatura 2011

         
          Estar hoje , aqui, com vocês, compartilhar este momento especial, é muito importante para mim e quero agradecer-lhes a honra deste título de madrinha que deram  a mim e as minhas colegas que aqui  represento  a “sora” Viviann e a  teacher Dani .

          Façamos de conta que hoje é uma típica segunda-feira de 2011 e eu entro na sala de aula fazendo aquela pergunta: Posso Falar? “bom dia 81; “bom dia 82”; “bom dia 83” e ainda completo pedindo “  meus amores calem as suas boquinhas por favor que eu quero começar a minha aula...; Mas brincadeiras  a parte, pois , só eu e vocês estamos entendendo  o que eu estou falando...e passamos ao mundo do “faz-de-conta” esse sim faz parte das nossas vidas desde muito pequenos: os pais fazem de conta que a colher de papinha é um aviãozinho , a criança faz de conta que é um super-herói ou uma professora. E muitas vezes, quando nos damos conta acabou o faz de conta e estamos aqui na formatura , já somos aquilo que imaginamos: adolescentes... Nossa! Quase adultos e muitas vezes fazemos da nossa vida um jogo que vale muitos pontos  e fico feliz de chegar ao dia de hoje e dizer a todos vocês “parabéns”, conseguimos, completamos o jogo. Etapa vencida!
          Mas vocês já iniciaram outro, uma versão bem mais avançada e agora seguem sozinhos, porém é só lembrar do básico de qualquer jogo: conhecer bem as regras e respeitá-las ou, se for o caso, brigar para melhorá-las, prestar atenção aos obstáculos, estudar as adversidades para superá-las e, principalmente, não esquecer que a vitória é simples conseqüência de uma competição honesta.
          O grande Charles Chaplin disse, num de seus belos discursos: "que os nossos esforços desafiam as impossibilidades. Lembrando de que as grandes proezas da história foram conquistadas naquilo que parecia impossível".

          Portanto, caros afilhados é preciso de clareza para perceber que vocês estão concluindo e começando uma nova etapa, e que essa nova etapa que é o Ensino Médio também vai  exigir dedicação, estudo, comprometimento, consciência crítica e nós da escola Tietboehl não estaremos mais junto a vocês, teremos outros para serem iniciados no jogo, mas podem fazer de conta que continuamos dizendo: “Ah, bateu o sinal,  eu não acredito que já acabou a aula ...terminem a atividade em casa e fazemos a correção na próxima aula! Bom fim de semana pra vocês e até segunda-feira! Assim fica mais fácil não é? Menos triste...Sem grandes despedidas...pois nós amamos vocês !!  Beijos